Fotografar quedas de água no Caramulo pode parecer, à primeira vista, um exercício relativamente simples. Colocamos a câmara no tripé, escolhemos uma velocidade mais lenta e procuramos aquele movimento suave da água tão associado à fotografia de paisagem. No entanto, basta passar algum tempo junto de uma ribeira para perceber que existe muito mais para decidir.
Quanto tempo deve durar a exposição? Quanta textura queremos conservar na água? Como devemos lidar com os reflexos? Que importância tem a luz que atravessa a vegetação? Onde colocar o tripé e que elementos devemos incluir ou excluir do enquadramento? E, talvez mais importante, como transformar um lugar naturalmente bonito numa fotografia que revele uma intenção e não seja apenas o registo do que encontrámos?
É precisamente por isso que gostamos de fotografar ribeiras e quedas de água. A técnica é importante, naturalmente, mas este género de fotografia obriga-nos sobretudo a abrandar, observar e tomar decisões. Na Serra do Caramulo, essa relação entre água, floresta, pedra, luz e tempo encontra um cenário particularmente rico e é também essa combinação que está na origem das nossas Expedições Fotográficas à Serra do Caramulo.
A Serra do Caramulo não é apenas um cenário
Quando pensamos numa saída fotográfica de paisagem é natural começarmos por procurar lugares visualmente interessantes. No entanto, conhecer um local através de fotografias, mapas ou referências encontradas na Internet está muito longe de o conhecer verdadeiramente no terreno.
Na Serra do Caramulo, esse conhecimento assume uma importância especial. As condições mudam ao longo do ano, os níveis de água variam, determinados acessos podem ser mais ou menos interessantes consoante a época e a luz transforma completamente alguns locais dependendo da hora do dia e das condições meteorológicas.
É aqui que encontramos uma das principais mais-valias das nossas expedições. O Pedro Henriques vive nos sopés da Serra do Caramulo e fotografa e explora este território há anos. Esse conhecimento não se resume a saber onde existem determinadas ribeiras ou quedas de água. É um conhecimento construído através do tempo passado no terreno, regressando aos mesmos lugares em diferentes épocas, observando as mudanças da paisagem, descobrindo acessos e procurando novas possibilidades fotográficas.
Quem conhece profundamente um território consegue também lê-lo de outra forma. Sabe que determinado lugar pode funcionar melhor depois de um período de chuva, que uma determinada zona ganha interesse com uma luz mais suave ou que alguns percursos permitem encontrar composições que facilmente passariam despercebidas a quem visita a serra pela primeira vez.
Esse conhecimento acumulado faz diferença numa expedição fotográfica. Permite-nos passar menos tempo simplesmente à procura de locais e dedicar mais tempo àquilo que verdadeiramente interessa: observar, experimentar e fotografar. Na fotografia de paisagem, saber onde estar é importante, mas saber quando estar e o que procurar naquele lugar pode ser ainda mais importante.
Fotografar água é aprender a representar o tempo
Quando fotografamos uma paisagem sem movimento evidente pensamos normalmente na abertura, na profundidade de campo, na composição e na qualidade da luz. Quando introduzimos água em movimento no enquadramento surge uma variável adicional: a forma como queremos representar o tempo.
A velocidade do obturador deixa de servir apenas para controlar a exposição ou evitar uma fotografia tremida e passa a determinar a aparência da água. Uma velocidade relativamente rápida preserva gotas, espuma e textura, enquanto uma velocidade mais lenta começa a transformar o movimento em linhas e superfícies mais suaves.
Uma exposição de 1/4 de segundo pode criar um resultado completamente diferente de uma exposição de dois segundos. Se prolongarmos ainda mais esse tempo, para dez ou vinte segundos, a água pode transformar-se numa superfície quase contínua.
Não existe, por isso, uma velocidade correta para fotografar uma cascata. Existe uma velocidade adequada à fotografia que queremos construir.
Esta diferença é importante porque a longa exposição não deve ser encarada apenas como um efeito. O objetivo não é fazer com que toda a água pareça branca ou sedosa. O objetivo é decidir quanta sensação de movimento queremos transmitir e de que forma essa decisão contribui para a composição e para a imagem final.
Longa exposição não significa obrigatoriamente exposições muito longas
Quando começamos a experimentar a técnica de longa exposição existe uma tendência natural para procurar tempos cada vez maiores. Colocamos um filtro ND, passamos de um segundo para cinco, depois para dez ou trinta segundos e ficamos naturalmente impressionados com a transformação que acontece diante da câmara.
Experimentar faz parte da aprendizagem, mas, passado esse primeiro entusiasmo, surge uma questão mais importante: a duração da exposição está realmente a melhorar a fotografia?
Uma exposição demasiado longa pode retirar completamente a textura da água e eliminar pequenas correntes, variações de velocidade e remoinhos que davam carácter ao cenário. Em algumas imagens isso pode funcionar muito bem; noutras, acabamos por perder precisamente aquilo que tornava aquela água interessante.
Por essa razão, no terreno gostamos de experimentar diferentes velocidades e comparar resultados. Fotografar o mesmo enquadramento a 1/4 s, 1/2 s, 1 s e 2 s pode ensinar muito mais sobre a representação do movimento do que escolher automaticamente uma exposição longa apenas porque estamos diante de uma cascata.
A técnica começa verdadeiramente a tornar-se útil quando deixamos de perguntar apenas “como faço uma longa exposição?” e começamos a perguntar “que exposição serve melhor esta fotografia?”
Para APROFUNDAR ESTE TEMA
No nosso blog encontras também outros artigos dedicados à longa exposição, à utilização dos filtros ND e ao cálculo da exposição no terreno.
Observar antes de abrir o tripé
Outro hábito importante é evitar chegar ao local e colocar imediatamente o tripé diante da primeira composição que nos chama a atenção. Antes de fotografarmos vale a pena percorrer o espaço, observar a direção da água, perceber a relação entre primeiro plano e fundo, procurar reflexos, analisar as pedras, a vegetação e a forma como a luz se distribui pelo cenário.
Este processo é particularmente importante em ambientes de floresta. A abundância de elementos pode proporcionar excelentes oportunidades fotográficas, mas também pode facilmente resultar em enquadramentos demasiado confusos.
Nem tudo aquilo que é bonito quando observamos uma paisagem precisa de aparecer na fotografia. Muitas vezes a composição melhora precisamente quando começamos a retirar elementos, a procurar relações mais simples entre as formas e a escolher com maior cuidado aquilo que queremos incluir.
O conhecimento que o Pedro tem destes locais volta a ser particularmente importante neste momento. Quem regressa repetidamente ao mesmo território começa a perceber relações que dificilmente são evidentes numa primeira visita. Conhece diferentes pontos de observação, sabe como determinadas linhas de água podem ser abordadas e compreende como uma pequena alteração de posição ou de altura da câmara pode transformar completamente uma composição.
Usar a água para construir a composição
Uma ribeira não precisa de ser apenas o assunto principal da fotografia. Pode também tornar-se uma excelente ferramenta para conduzir o olhar através da imagem.
Podemos utilizar uma linha de água que começa no primeiro plano e nos conduz até uma queda, aproveitar uma sequência de pedras para criar ritmo ou procurar pequenas correntes que estabeleçam uma ligação visual entre diferentes zonas do enquadramento.
Quando usamos velocidades mais lentas, a própria direção do movimento torna-se visualmente mais evidente. As linhas criadas pela água passam a integrar a composição e podem reforçar a sensação de profundidade ou conduzir o olhar para o elemento que queremos destacar.
Por isso, velocidade e composição não devem ser tratadas como decisões completamente separadas. Ao alterar a velocidade do obturador estamos também a alterar a forma, a textura e o peso visual de um dos elementos presentes na fotografia.
A importância da luz na fotografia de quedas de água
Um dos aspetos mais interessantes de fotografar ribeiras em ambientes de floresta é precisamente a forma como a luz se comporta. A vegetação filtra a iluminação, cria zonas de sombra e reduz frequentemente a quantidade de luz disponível junto da água, o que pode ajudar a obter velocidades mais lentas sem recorrer imediatamente a filtros ND muito fortes.
Ao mesmo tempo, essas condições podem criar desafios. Uma pequena abertura na vegetação pode permitir a entrada de luz direta e originar diferenças significativas de luminosidade dentro do mesmo enquadramento. A água atingida pelo sol pode facilmente perder detalhe enquanto outras zonas permanecem em sombra.
É por isso importante acompanhar o histograma e estar particularmente atento às altas luzes. Quando uma zona de água fica completamente sobre-exposta, a textura desaparece e pode tornar-se impossível recuperá-la mais tarde na edição.
Fotografar nestes ambientes ajuda também a perceber que a melhor luz para paisagem nem sempre precisa de ser a mais dramática. Um dia nublado pode proporcionar condições excelentes para fotografar ribeiras e quedas de água, reduzindo o contraste, suavizando a iluminação e ajudando a trabalhar as cores da vegetação, do musgo e das pedras molhadas.
Filtro polarizador: controlar reflexos na água e na vegetação
Quando falamos em longa exposição pensamos imediatamente nos filtros ND, mas junto de água e vegetação existe outro acessório extremamente importante: o filtro polarizador.
Água, folhas e pedras molhadas produzem muitos reflexos. Ao rodar o polarizador podemos controlar parte desses reflexos e revelar detalhes e cores que anteriormente estavam escondidos pelo brilho da superfície. As pedras podem ganhar textura, a vegetação pode tornar-se mais presente e, em determinadas situações, conseguimos também ver melhor através da superfície da água.
O objetivo, contudo, não é eliminar automaticamente todos os reflexos. Um reflexo pode fazer parte da fotografia e contribuir para a sensação de água ou humidade. Mais uma vez, o importante é perceber o efeito que estamos a produzir e decidir conscientemente até onde queremos levá-lo.
O polarizador reduz também alguma quantidade de luz, o que pode ajudar a conseguir velocidades mais lentas. Quando isso não é suficiente entram então os filtros ND, que nos permitem controlar a quantidade de luz que chega ao sensor e prolongar a exposição sem termos de comprometer as restantes decisões técnicas.
Tripé: estabilidade e tempo para pensar
Naturalmente, o tripé torna-se praticamente indispensável quando começamos a trabalhar com velocidades suficientemente lentas. No entanto, o seu valor não se limita à estabilidade.
Colocar a câmara num tripé muda a forma como fotografamos. Em vez de reagirmos constantemente ao cenário e produzirmos sucessivos enquadramentos, passamos a ter a possibilidade de construir a fotografia com mais cuidado. Podemos observar os limites da imagem, perceber se existe um ramo que distrai numa das margens, alterar alguns centímetros a altura da câmara ou simplesmente esperar que a luz se modifique.
O tripé acaba, portanto, por funcionar também como uma ferramenta de disciplina visual. Obriga-nos a reduzir o ritmo e dá-nos tempo para pensar antes de disparar.
É uma mudança aparentemente simples, mas particularmente importante na fotografia de paisagem.
Que equipamento levar para fotografar quedas de água?
Fotografar ribeiras e quedas de água não exige necessariamente uma mochila cheia de equipamento. Uma câmara, uma objetiva adequada ao tipo de enquadramentos que pretendemos realizar, um tripé estável, um polarizador e alguns filtros ND permitem resolver grande parte das situações.
Naturalmente, existem outros acessórios úteis e podemos adaptar o equipamento ao nosso estilo de trabalho. Um pano de microfibras, por exemplo, rapidamente se torna indispensável quando estamos rodeados de água, humidade e pequenos salpicos. O calçado e a roupa adequados são igualmente importantes, porque fotografar neste tipo de terreno implica frequentemente passar bastante tempo junto de pedras molhadas e superfícies irregulares.
É também neste contexto que valorizamos a colaboração local da Coloreffects, uma loja especializada em equipamento de fotografia e vídeo sediada em Tondela. Esta proximidade permite ligar ainda mais estas expedições ao próprio território e a quem trabalha diariamente com equipamento destinado a fotógrafos e videógrafos.
Para nós faz sentido que um projeto construído em torno da fotografia e da Serra do Caramulo procure também criar ligações com quem está ligado à fotografia na região. A colaboração com a Color Effects acrescenta assim uma componente local a uma experiência que queremos que seja, antes de tudo, próxima, prática e ligada ao terreno.
Que abertura utilizar na fotografia de paisagem?
Como queremos normalmente obter uma boa profundidade de campo existe alguma tendência para fechar bastante o diafragma e trabalhar automaticamente em f/16 ou f/22. Na maioria das situações isso não é necessário.
Valores como f/8 ou f/11 oferecem frequentemente profundidade de campo suficiente e permitem manter uma excelente qualidade de imagem. A distância ao primeiro plano e o local onde fazemos foco são igualmente importantes para determinar aquilo que ficará aparentemente nítido.
Se fecharmos demasiado o diafragma apenas para conseguirmos prolongar a exposição, estamos na realidade a utilizar a abertura para resolver um problema que poderá ser melhor solucionado através de um filtro ND.
É útil pensar em cada parâmetro de forma intencional: a abertura ajuda-nos a controlar a profundidade de campo, a velocidade determina a representação do movimento e o ISO participa na gestão da exposição. Quando compreendemos esta relação deixamos de procurar simplesmente uma combinação que produza uma exposição correta e começamos a utilizar as definições da câmara para construir a fotografia que imaginámos.
A fotografia pode estar ao lado da cascata
Outro exercício importante consiste em resistir à tendência de fotografar apenas aquilo que parece mais espetacular.
Uma grande queda de água chama inevitavelmente a nossa atenção, mas isso não significa que seja sempre a melhor fotografia disponível naquele local. À volta dela podem existir pequenas correntes entre pedras, folhas presas num remoinho, água a atravessar superfícies cobertas de musgo, reflexos ou pequenas sequências de formas que proporcionam imagens completamente diferentes.
Vale a pena alternar entre escalas. Podemos criar uma fotografia mais ampla para mostrar a relação da água com a paisagem e, pouco depois, concentrar-nos num fragmento muito mais pequeno do mesmo espaço.
É muitas vezes nestas imagens menos óbvias que começamos a abandonar o simples registo do lugar e a encontrar uma interpretação mais pessoal.
Conhecer a Serra do Caramulo para fotografá-la melhor
Existe uma diferença importante entre visitar um local e conhecê-lo fotograficamente. Essa diferença torna-se particularmente evidente quando regressamos ao mesmo território ao longo dos anos.
Começamos a perceber como determinados lugares mudam com as estações, como reage uma linha de água depois de períodos de chuva, quais os acessos mais adequados e que zonas oferecem diferentes possibilidades de composição. Começamos também a reconhecer quando as condições não são favoráveis e quando faz mais sentido procurar uma alternativa.
É precisamente essa experiência que o Pedro traz às nossas expedições. O seu conhecimento da Serra do Caramulo resulta de anos a percorrê-la, explorá-la e fotografá-la. Para quem participa numa expedição, essa experiência traduz-se em algo muito concreto: estamos acompanhados por alguém que não está simplesmente a seguir uma localização encontrada num mapa, mas por alguém que conhece o terreno e sabe lê-lo fotograficamente.
Para nós, essa é uma das grandes mais-valias destas experiências e uma das razões pelas quais acreditamos que conhecer profundamente um território pode contribuir tanto para a aprendizagem fotográfica.
A Serra do Caramulo como sala de aula
A combinação de água, floresta, pedra, musgo e diferentes níveis de luz faz da Serra do Caramulo um excelente território para aprender fotografia de paisagem.
No espaço de poucos metros podemos passar de uma composição ampla para um detalhe, experimentar diferentes velocidades do obturador, trabalhar reflexos, alterar a altura da câmara ou estudar a influência que uma pequena mudança de luz produz na imagem.
É por isso que gostamos de pensar nestas expedições como uma verdadeira aprendizagem no terreno. Falamos de exposição, longa exposição, tripé, filtros, composição e leitura da luz, mas fazemos isso diante do problema real que temos de resolver.
Em vez de explicar apenas que um polarizador controla reflexos, podemos observar diretamente o efeito sobre a água, as pedras e a vegetação. Em vez de dizer que uma determinada velocidade produz uma sensação diferente, podemos fazer duas ou três fotografias e compará-las. A aprendizagem deixa de ser abstrata porque existe imediatamente uma consequência visual para cada decisão.
Fotografar devagar
Talvez seja esta uma das razões pelas quais gostamos tanto deste género de fotografia. Fotografar água com longa exposição obriga-nos a reduzir o ritmo e a prestar mais atenção ao que está diante de nós. Escolher o local do tripé, definir o enquadramento, colocar o filtro, medir a exposição, fazer a fotografia e analisar o resultado passa a fazer parte de um processo mais deliberado, onde cada pequena alteração pode transformar significativamente a imagem.
Essa forma de trabalhar leva-nos também a observar melhor o espaço envolvente. Começamos a reparar na direção da água, nas pedras, nos reflexos, na vegetação e na forma como a luz se distribui pelo enquadramento. Muitas vezes são precisamente esses pequenos detalhes, que numa primeira passagem poderiam passar despercebidos, que acabam por determinar a fotografia.
A fotografia de paisagem deixa então de ser apenas chegar a um lugar bonito e registá-lo. Passa a exigir tempo, atenção e capacidade de interpretação. É nesse processo mais lento que começamos verdadeiramente a compreender o espaço e a decidir aquilo que queremos mostrar através da fotografia.
Da técnica à intenção
Aprender os princípios técnicos da longa exposição não é particularmente complicado. Perceber velocidades, utilizar um tripé ou experimentar um filtro ND são conhecimentos que conseguimos adquirir com alguma prática.
O verdadeiro desafio aparece depois, quando temos de decidir quando devemos utilizar essas ferramentas e porquê. É necessário perceber se queremos preservar textura na água ou torná-la mais suave, decidir se um reflexo contribui para a imagem ou se deve ser reduzido com o polarizador e compreender quando devemos incluir mais paisagem ou simplificar o enquadramento.
É nesse momento que a técnica começa verdadeiramente a servir a fotografia.
Esta passagem entre saber utilizar uma determinada técnica e saber quando faz sentido utilizá-la está no centro das nossas Expedições Fotográficas à Serra do Caramulo. O objetivo não é apenas regressar a casa com fotografias de cascatas, mas compreender melhor as decisões que permitiram construí-las.
Aprender fotografia conhecendo verdadeiramente o lugar
Uma expedição fotográfica deve ser mais do que uma deslocação até um lugar bonito. Deve proporcionar tempo para observar, experimentar, errar, comparar e compreender aquilo que estamos a fazer.
Na Serra do Caramulo temos ainda a vantagem de trabalhar num território que o Pedro conhece profundamente depois de anos a explorá-lo e fotografá-lo, e de contar com uma ligação local ao universo da fotografia através da colaboração com a Coloreffects.
Essa combinação entre conhecimento do território, aprendizagem fotográfica no terreno e ligação local é parte daquilo que queremos construir nestas experiências.
Porque aprender fotografia não significa apenas dominar a câmara ou conhecer uma determinada técnica. Significa aprender a observar, interpretar um lugar e tomar decisões com intenção. E, algumas vezes, para conseguirmos fazer isso melhor, aquilo de que realmente precisamos é simplesmente de abrandar e passar mais tempo a olhar.
Queres fotografar a Serra do Caramulo connosco?
As nossas Expedições Fotográficas à Serra do Caramulo levam esta aprendizagem diretamente para o terreno, com especial atenção às quedas de água, ribeiras, longa exposição, filtros, composição e leitura da luz.
Com acompanhamento de Paulo Teixeira e Pedro Henriques, juntamos a aprendizagem fotográfica à enorme vantagem do conhecimento que o Pedro acumulou ao longo de anos a explorar e fotografar a Serra do Caramulo.
Mais do que visitar locais para fotografar, queremos criar tempo para observar, experimentar técnicas, comparar resultados e compreender melhor cada decisão que tomamos atrás da câmara.

Longa exposição com figura humana: como dar atmosfera à fotografia de paisagem
Fotografia: Pedro Henriques O lugar, a água e a presença humana Há lugares que já têm força suficiente para prender o olhar sem grande esforço. A Serra do Caramulo é um deles. A água, a pedra, o musgo, a humidade

PhotoPills na prática: calcular exposição com filtros ND
Hoje em dia, ferramentas como o PhotoPills tornaram-se uma ajuda importante no terreno, sobretudo quando começas a trabalhar com longa exposição e filtros Densidade Neutra (ND). No entanto, há algo que convém deixar claro desde o início: a aplicação não

Influência dos filtros ND na Exposição e na Velocidade
Fotografia: Pedro Henriques Quando começas a usar filtros ND (Densidade Neutra), uma das coisas mais importantes a perceber é que o filtro, por si só, não “cria” uma fotografia melhor. O que ele faz é reduzir a quantidade de luz

Longa Exposição e Filtros ND: Quando Usar (e Quando não é Preciso)
Quando se fala em longa exposição, há uma associação quase automática: “preciso de um filtro ND (Densidade Neutra)”. Mas isso nem sempre é verdade. O filtro ND é uma ferramenta útil — muitas vezes essencial — mas não é obrigatório

A Importância da Estabilidade da Câmara na Longa Exposição (e Como Evitar Trepidação)
Fotografia: Pedro Henriques A longa exposição tem uma magia própria. Água que fica sedosa, nuvens que ganham movimento, ruas que se transformam em linhas de luz, mar que se torna nevoeiro. Mas há uma condição para essa magia acontecer: a

Longa Exposição em Queda de Água: (Re)início na Cascata das Paredes, Mortágua
Há dias que ficam gravados não apenas pelas fotografias que fazemos, mas pelo que representam no nosso percurso. Este texto nasce desse lugar: de um (re)início. Um regresso consciente à fotografia de paisagem e à longa exposição, feito com tempo,


