Conhecer como a nossa câmara fotográfica mede a luz é fundamental para se obterem exposições consistentes e precisas.
A medição é o cérebro que está por trás da forma como as nossas câmaras determinam a abertura e a velocidade do obturador, segundo o valor do ISO e as condições de iluminação que existem na cena a ser fotografada.
Nas nossas câmaras fotográficas encontramos várias opções de medição, ou modos de medição:
- Matricial
- Parcial
- Pontual
- Ponderada ao centro
Luz incidente e luz reflectida
A intensidade da luz é medida com um recurso a um fotómetro. Nas nossas máquinas fotográficas o fotómetro está incorporado no corpo da própria máquina. Estes fotómetro são conhecidos por fotómetros de luz reflectida pois, como o próprio nome indica, medem a luz que é reflectida da cena.
Os fotómetros das câmaras apresentam uma grande limitação, ao medirem a luz que é reflectida de uma cena, são sempre influenciados pelas tonalidades existentes. Mantendo-se a mesma fonte de luz, a medição da luz que é reflectida de uma superfície preta é diferente da luz reflectida de uma superfície branca. Por sua vez, o fotómetro de luz incidente (fotómetro de mão) mede a luz incidente sobre o nosso assunto, a leitura deixa de ser influenciada pela tonalidade do nosso assunto.
A questão fundamental a ter sempre presente é o facto dos fotómetros das nossas câmaras estarem calibrados para compararem a luminância da luz reflectida com a luminância da luz reflectida do padrão cinza 18%, também designado de cinza médio.
Se todos os objectos reflectissem a mesma percentagem de luz incidente, este sistema funcionaria sem falhas. Mas, como nós sabemos, o mundo real é bem diferente, os objectos no mundo real variam muito relativamente à luz que reflectem.
Sempre que a câmara fotográfica é apontada para um objecto mais claro ou mais escuro do que o cinza médio, o fotómetro vai sempre comparar a luz reflectida com o cinza média padrão e tenderá sempre a sub expor os tons mais claros e a sobre expor os tons mais escuros.
Já um fotómetro de luz incidente fará sempre a mesma leitura, calculará sempre a mesma exposição independentemente dos tons presentes na nossa cena.
O que significa o cinza médio?
Na indústria de impressão o cinza médio é padronizado como a densidade da tinta que reflecte 18% da luz incidente.
Importará referir que as máquinas fotográficas raramente aderem a esta padronização. Sem entrar em muitos detalhes e complexidade importa ter presente que cada máquina fotográfica trata o cinza médio de forma diferente, nas geralmente será algo entre 10% e 18% de reflectância.