fbpx

Glossário / Termos

Contraste

A gama de tons entre branco puro e preto puro (ou entre os realces e as sombras) na fotografia. Imagens de baixo contraste têm variação limitada entre branco puro e preto puro. Imagens de alto contraste têm pretos mais profundos e áreas brancas mais brilhantes. Não há certo ou errado para uma imagem de alto contraste versus imagem de baixo contraste; existem sim apenas dois tipos diferentes de fotografia e, claro, uma grande variedade entre os dois.

KEY LIGHT (Luz Principal)

Também conhecida como luz principal, a key light é a principal fonte de luz numa cena e constitui a iluminação principal do assunto. Normalmente, a exposição de uma fotografia é baseada na luz principal. Uma luz principal geralmente define o tom geral da qualidade da luz e do clima numa cena. A luz principal principal pode ser tanto um flash, o sol, uma janela ou uma variedade de outras fontes de luz.

FILL LIGHT (Luz de Preenchimento)

Uma luz de preenchimento é usada para controlar as sombras, preenchendo ou suavizando essas áreas de sombra. Uma luz de preenchimento pode ser um refletor, um flash ou outra ferramenta de iluminação.

RIM LIGHT

Normalmente, uma fonte de luz de fundo criando um destaque no assunto (pode ser mandíbula, cabelo, ombro ou outra parte do corpo). Esse realce cria um contorno de luz em parte do assunto, geralmente usado para chamar a atenção para uma área ou criar separação do fundo.

QUALIDADE DA LUZ

Os atributos percebidos da luz, seja “luz forte” ou “luz suave”. A luz forte tem sombras com bordas nítidas e nítidas. A luz suave tem sombras mais difusas com uma transição mais longa entre o destaque e a sombra. É claro que existe uma luz forte, uma luz suave e muitas variedades intermediárias!

DESTAQUES ESPECULARES (SPECULAR HIGHLIGHTS

O ponto brilhante que aparece em objetos brilhantes, que é um reflexo da fonte de luz. Pode ser um destaque num objeto metálico, como joias ou óculos, ou até mesmo um destaque muito brilhante na testa. (Nesta foto de amostra, o destaque no anel e os destaques brilhantes nos óculos são os destaques especulares.)

CATCHLIGHT

Uma fonte de luz cria um realce especular (reflexo da luz) no olho do sujeito. Podem haver vários catchlihts nos olhos ou nenhum, dependendo do ângulo da luz. Normalmente, incluir catchlihts nos olhos é considerado preferível a nenhum catchliht, uma vez que eles trazem “vida” aos olhos e ao assunto.

DIREÇÃO DA LUZ

De onde vem a luz no quadro? A direção da luz dita a direção dos realces e das sombras no assunto criado pela localização da fonte de luz. Uma luz pode ser colocada em qualquer posição ao redor do assunto. A direção da luz deve ser considerada num eixo vertical (para cima e para baixo) e também 360 graus ao redor do assunto. Quanto mais a luz estiver fora do eixo da câmera e do assunto, mais sombras serão criadas.

Uma luz muito baixa e centralizada reduzirá as sombras, geralmente chamadas de luz plana.

Uma luz muito alta, bem ao lado, criará uma infinidade de sombras, conhecidas como luz dimensional. Novamente, nenhum dos dois está certo ou errado, mas antes usado para comunicar coisas diferentes com nossa linguagem visual.

SHORT LIGHT

È um cenário de iluminação em que o lado do rosto mais próximo da câmera tem menos luz do que o outro lado. Outra forma de descrever é que o lado sombreado do rosto está voltado para a câmera. Como a luz está iluminando o que parece ser uma área mais estreita do rosto (o lado voltado), essa luz é “mais curta” do que a luz ampla.

BROAD LIGHT

È um cenário de iluminação em que o lado do rosto mais próximo da câmera recebe mais luz. As sombras estão desaparecendo da visão da câmera.

Comente este artigo

Sobre mim

Categorias

Artigos Recentes

Focagem: Auto e Manual

Encontramos duas formas de focar uma lente fotográfica: Focagem ManualO anel de focagem tem ser girado fisicamente para focar. A vantagem que destaco na focagem manual

LER ARTIGO

O flash em TTL: O que é?

As câmaras fotográficas vêm normalmente equipadas com um flash incorporado, designado muitas vezes de flash pop up. As limitações que este flash apresenta são tantas

LER ARTIGO

Este site utiliza cookies, ao continuar a utilizar o website sem alterar as suas definições, assumimos que aceita a utilização de cookies.