Distorções Ópticas e Aberrações Cromáticas: O que são e como afetam as tuas fotografias
Ao começares a aprofundar o teu conhecimento em fotografia, é natural que comeces a reparar em certos “defeitos” que surgem em algumas imagens — mesmo quando a técnica está bem aplicada. Muitas vezes, estes efeitos indesejados devem-se às características das próprias objetivas. Neste artigo, explico-te duas distorções ópticas comuns (barril e almofada) e a aberração cromática, para que possas reconhecê-las e aprender a lidar com elas.

Efeito de Barril (Barrel Distortion)
O efeito de barril ocorre frequentemente com objetivas grande angular. Neste tipo de distorção, as linhas retas nas bordas da imagem parecem curvar-se para fora, criando a aparência de um “barril”. É mais visível quando fotografas cenas com linhas bem definidas, como arquitectura ou elementos geométricos.
- Porque acontece?
A lente amplia mais o centro da imagem do que as extremidades, provocando essa deformação nas linhas periféricas. - Como corrigir?
Muitos softwares de edição como o Lightroom e o Photoshop oferecem perfis automáticos de correção baseados na objetiva utilizada. Também podes aplicar correções manuais, ajustando a distorção geométrica.
Efeito de Almofada (Pincushion Distortion)
Por outro lado, o efeito de almofada surge com mais frequência em teleobjetivas. Aqui, as linhas nas bordas da imagem parecem curvar-se para dentro, como se estivessem a ser puxadas para o centro da foto — daí o nome “almofada”.
- Porque acontece?
Neste caso, as extremidades da imagem são ampliadas mais do que o centro, criando o efeito inverso ao do barril. - Como corrigir?
Tal como no caso anterior, softwares de edição permitem compensar esta distorção com bastante precisão, através de perfis automáticos ou ajustes manuais.
Aberração Cromática
Outro fenómeno muito comum, especialmente em cenas com alto contraste (como ramos contra um céu brilhante), é o aparecimento de aberrações cromáticas — rebordos coloridos (geralmente roxos, azuis ou verdes) que surgem nos contornos dos objetos.
- O que as causa?
Este efeito resulta da incapacidade das lentes de convergir todos os comprimentos de onda da luz (as diferentes cores) para o mesmo ponto focal. Ou seja, algumas cores focam-se num plano ligeiramente diferente das outras, ou são ampliadas de forma desigual, criando esse desvio perceptível. - Como se resolve?
Existem várias formas de reduzir ou eliminar aberrações cromáticas:
- Escolher objetivas de melhor qualidade, especialmente com elementos de baixa dispersão.
- Fotografar com aberturas médias (evitando o uso extremo da abertura máxima).
- Corrigir em pós-produção, usando as ferramentas específicas de correção de aberração cromática (presentes em praticamente todos os editores fotográficos actuais).

Perceber como funcionam as distorções ópticas e as aberrações cromáticas é um passo essencial para melhorares a qualidade técnica das tuas imagens. Estas imperfeições são naturais nas objetivas, mas com o conhecimento certo e algumas ferramentas de edição, podem ser facilmente minimizadas ou até eliminadas. A chave está em saber observá-las e agir de forma consciente — seja na escolha da objetiva, na composição ou na edição final.
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